AS DIMENSÕES DO PERDÃO

Autor: Pr. José de Oliveira Filho

INTRODUÇÃO
- A falta do perdão adoece a alma, o corpo e o espírito; como também a não liberação do perdão faz o mesmo efeito.

PROPOSIÇÃO - O Senhor Jesus nos ensina que o espírito do perdão vai muito mais além dos nossos cálculos humanos.

S.INTERROGATIVA - Quais seriam as áreas que a força do perdão deve atuar proporcionando as pessoas o bem estar de viver dentro da vontade de Deus.

S TRANSITÓRIA - Nesta oportunidade abordaremos com vocês três dimensões onde o perdão é importante para vivermos uma vida abençoada.

DESENVOLVIMENTO

1. O PERDÃO HUMANO

• Deve acontecer quando se tem mágoa contra alguém.
• Livra da morte - Gn.50.20,21 - José perdoou a seus irmãos, não tomando vingança pelo que fizeram com ele;
• Garante resposta a oração - Mc.11.25 - Deus perdoa e abençoa a quem também perdoa ao próximo(Mt. 6.14);
• Não deve ter limites - Lc.17.4;
• Deve ser extenso, longânimo(grande) - Ef.4.32 -“...benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros...” - Cl.3.13.
• Aplicação : Davi perdoou a Saul não matando e nem deixando outros matarem-no - 1º Sm.24.7; Estevão perdoou a multidão que o apedrejava - At.7.60; Paulo perdoou aos que lhe abandonaram - 2ªTm.4.16.

2. O PERDÃO PROCURADO

• Deve acontecer quando a pessoa está em falta e reconhece a necessidade de humilhar-se diante de Deus para obter a sua misericórdia.
• Moisés intercede pelo povo(Ex.32.32) e exige a Sua presença com o povo(Ex.34.9); e mais adiante(Nm.14.19) Moisés novamente intercede reconhecendo a soberania de Deus em perdoar os pecados;
• Requer do pecador humildade - 1º Sm.15.25 - Foi assim que agiu Saul quando reconheceu o seu erro diante de Samuel;
• Requer do pecador que há poder no nome do Senhor para que seja perdoado - Sl.25.11 - Davi reconhece que o seu pecado era grande e só através de um Deus que é grande ele poderia obter o perdão;
• Requer do pecador a busca do perdão pela oração - Dn.9.19 - Foi assim que Daniel fez em favor do seu povo Israel.

3. O PERDÃO DIVINO

• Acontece quando a pessoa recebe diretamente de Deus o perdão dos seus pecados pela ação divina em sua vida.
• Deus promete por causa dEle mesmo - Is.43.25 “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” ; Deus é fiel a Ele mesmo;
• Deus não exclui ninguém, todos têm oportunidade - 1ª Tm. 2.4 “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” ;
• Restaura o homem por completo - Is.55.7 “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus porque é rico em perdoar” ; a grande misericórdia do Senhor Deus ;
• Nos restaura de toda a injustiça - 1ª Jô.1.9 - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” .

CONCLUSÃO - Se você quer ter uma vida de bênção, desfrute da força do perdão. Se for algo contra o seu próximo, perdoe ou peça perdão. Se for algo pessoal e que este pecado está destruindo você interiormente, peça perdão a Deus reconhecendo os seus erros e humilhe-se diante dEle. Desfrute da força do perdão divino que lhe livra da morte eterna garantindo a você uma vida futura com o Senhor. AMÉM!!!
Texto: Mt. 18.21-22
ESTUDOS